544 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A geleira Thwaites, uma das maiores e mais instáveis da Antártica, está sob risco de derretimento muito maior do que se pensava, conforme um novo estudo realizado por especialistas de universidades dos Estados Unidos e do Canadá, com apoio da NASA. Conhecida como a "geleira do Juízo Final", seu derretimento pode elevar o nível do mar em até um metro, representando uma ameaça global significativa.
Os pesquisadores utilizaram imagens de satélite para monitorar a geleira e descobriram que ela está se movendo devido à água quente do oceano, que está invadindo sua base. As marés intensas estão conseguindo levantar a estrutura de gelo, permitindo que a água quente penetre até seis quilômetros na base da Thwaites. Esse contato torna a geleira mais vulnerável ao derretimento, somando-se aos efeitos do aquecimento global.
Christine Dow, professora da Faculdade de Meio Ambiente da Universidade de Waterloo e coautora do estudo, alerta que a pesquisa não apenas revela a proximidade do derretimento da Thwaites, mas também que a interação das marés com o oceano mais quente pode influenciar toda a camada de gelo da Antártica. "Thwaites é o lugar mais instável da Antártica e contém o equivalente a 60 centímetros de aumento do nível do mar. A preocupação é que estejamos subestimando a velocidade com que a geleira está mudando, o que seria devastador para as comunidades costeiras em todo o mundo", afirmou Dow.
Embora não se saiba com precisão a rapidez com que a Thwaites possa derreter, o estudo, publicado no jornal científico "Proceedings of the National Academy of Sciences", tem como objetivo melhorar as previsões sobre o futuro dos oceanos. Com a Terra enfrentando níveis recordes de emissão de gases de efeito estufa, as consequências para as geleiras e o nível do mar são cada vez mais preocupantes.
Em 2023, a quantidade de gelo no mar da Antártica atingiu o menor nível da história, resultando em um aumento significativo do nível do mar. A Organização Meteorológica Mundial (WMO) relatou que o aumento do nível do mar está ocorrendo duas vezes mais rápido do que na década de 1993-2002. A Thwaites é responsável por aproximadamente 4% da elevação anual do nível do mar no mundo.
Os efeitos do derretimento da Thwaites também se estendem ao Brasil. Uma análise da NASA mostra que 293 cidades portuárias em todo o mundo, incluindo Rio de Janeiro, Recife e Belém, serão afetadas pelo derretimento das geleiras.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.