Lula defende consenso sobre taxação de e-commerce e critica Bolsonaro

Portal Plantão Brasil
23/5/2024 16:27

Lula defende consenso sobre taxação de e-commerce e critica Bolsonaro

0 0 0 0

217 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Em rápida entrevista na manhã desta quinta-feira (23), antes de recepcionar o presidente do Benim, Patrice Talon, no Palácio do Planalto, Lula se pronunciou sobre a taxação de compras de até US$ 50 (R$ 257 na cotação atual) em sites de e-commerce como Shein, Shopee e AliExpress. Com bom humor, o presidente afirmou que "todo mundo compra essas bugigangas", incluindo sua esposa, a socióloga Rosângela Silva, a Janja, e "a filha do Lira", referindo-se ao presidente da Câmara, Arthur Lira.

Lula ressaltou que, em linha com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é necessário um "consenso" sobre o imposto, que já existia, mas era ignorado durante o governo Jair Bolsonaro (PL). Ele comentou que, embora não saiba se essas bugigangas competem com os produtos brasileiros, há duas situações em que pessoas não pagam imposto: viajantes com isenção de 500 dólares no free shop e isenção de 1 mil dólares para compras no exterior.

Lula questionou como proibir as pessoas mais pobres, especialmente jovens, de comprar pequenas coisas como acessórios para cabelo. Ele mencionou que até mesmo as mulheres e filhas de políticos compram esses produtos e que busca uma solução que não prejudique ninguém.



Em audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados na quarta-feira (22), Haddad afirmou que as preocupações dos lojistas e do comércio brasileiro são legítimas, dado que havia uma vista grossa sobre a taxação do e-commerce. Segundo ele, havia uma "determinação política" de Bolsonaro para não taxar essas empresas, que manobravam para não pagar impostos e enviar produtos mais baratos ao Brasil.

Haddad enfatizou que, se o problema tivesse sido resolvido anteriormente, não teríamos a situação atual. Ele defendeu uma solução conjunta entre os Três Poderes e a liberdade do Congresso para disciplinar a matéria por lei.

Veja o vídeo:

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians