Parlamentares fazem declaração conjunta entre Brasil e EUA e reforçam compromisso com a democracia

Portal Plantão Brasil
23/5/2024 17:47

Parlamentares fazem declaração conjunta entre Brasil e EUA e reforçam compromisso com a democracia

0 0 0 0

239 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Um grupo de parlamentares brasileiros e estadunidenses assinou uma declaração conjunta contra as ameaças à democracia que afetaram ambos os países nos últimos anos. Deputados e senadores brasileiros envolvidos na CPMI dos Atos Golpistas, liderados pela relatora Eliziane Gama (PSD-MA), conversaram com deputados democratas dos EUA para fortalecer as relações na defesa institucional da democracia.

Além de Gama, assinaram a declaração o senador Humberto Costa (PT-SE), a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o deputado Henrique Vieira (PSB-RJ), o deputado Rafael Brito (MDB-AL), o deputado Rogério Correia (PT-MG), o deputado Duarte Junior (PSB-MA) e os senadores Randolfe Rodrigues (PT-AP) e Soraya Thronicke (Podemos-MS). Do lado estadunidense, assinaram o documento Jamie Raskin, Sydney Kamlager-Dove, Delia C. Ramirez, Chuy García, Greg Casar, Jonathan Jackson e Raúl Grijalva, que investigaram a tentativa de golpe de 6 de janeiro de 2021 contra Joe Biden.

O documento reconhece os paralelos entre os eventos de 6 de janeiro de 2021 nos EUA e 8 de janeiro de 2023 no Brasil, ambos tentativas graves de subverter resultados eleitorais através de fraude e violência, representando uma ameaça global às instituições democráticas.

O texto destaca a necessidade de legisladores comprometidos com a democracia se unirem internacionalmente para combater práticas antidemocráticas, como o discurso de ódio, a discriminação, a desinformação online e a promoção de violência política e autoritarismo. Também reafirma o compromisso com os princípios democráticos de governança, o estado de direito, os direitos humanos, a liberdade de expressão e a integridade dos processos eleitorais.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians