Tribunal Internacional ordena fim da operação militar de Israel em Gaza

Portal Plantão Brasil
24/5/2024 12:56

Tribunal Internacional ordena fim da operação militar de Israel em Gaza

0 0 0 0

310 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Em uma decisão anunciada nesta sexta-feira, a Corte Internacional de Justiça (CIJ) ordenou que Israel interrompa imediatamente sua operação militar em Rafah. O juiz Nawaf Salam, presidente do Tribunal, destacou que a situação no enclave palestino piorou desde a última ordem da CIJ para que Israel tomasse medidas para melhorar a situação.

"A CIJ considera que, em conformidade com as obrigações decorrentes da Convenção do Genocídio, Israel deve suspender imediatamente sua ofensiva militar e quaisquer outras ações em Rafah", declarou o juiz. Além disso, Tel Aviv deve garantir acesso desimpedido à Faixa de Gaza para as missões que investigam as alegações de genocídio.

A CIJ também pediu a libertação imediata dos reféns feitos pelo Hamas no ataque de 7 de outubro, destacando que é profundamente preocupante que muitos desses reféns ainda estejam em cativeiro.

A ordem foi adotada por um painel de 15 juízes, com 13 votos a favor e 2 contra, dos juízes de Uganda e de Israel. Esta decisão histórica envolve o caso da África do Sul, que acusa o governo israelense de genocídio. Embora as decisões da CIJ possam ser ignoradas, a determinação contra Tel Aviv pode prejudicar a reputação internacional de Israel e abrir um precedente jurídico.

Após o parecer do tribunal, o ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, declarou que aqueles que exigem o fim da guerra estão pedindo que "Israel deixe de existir", o que não será aceito pelo país. Um representante do Hamas saudou a decisão, mas afirmou que ela é insuficiente e pediu o fim da ofensiva em toda a Faixa de Gaza. O Hamas também apelou ao Conselho de Segurança da ONU para implementar a decisão da CIJ e prometeu cooperar com os investigadores.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians