Presidente Lula expressa tristeza pela morte de brasileiro em Gaza

Portal Plantão Brasil
24/5/2024 16:40

Presidente Lula expressa tristeza pela morte de brasileiro em Gaza

0 0 0 0

273 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou profunda tristeza pela morte do brasileiro Michel Nisenbaum na Faixa de Gaza nesta sexta-feira (24). "Conheci sua irmã e filha, e sei do amor imenso que sua família tinha por ele. Minha solidariedade aos familiares e amigos de Michel", escreveu o presidente na rede social X.

Um comunicado militar israelense informou que uma operação conjunta dos serviços de inteligência de Israel em Jabaliya, no norte do território, permitiu recuperar os corpos do israelense-brasileiro Michel Nisenbaum, do franco-mexicano Orión Hernández Radoux e do israelense Hanan Yablonka. Segundo o Exército de Israel, os três morreram durante o ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro e foram levados para Gaza.

Michel Nisenbaum, de 59 anos, morava na cidade israelense de Sderot, perto de Gaza. Ele foi contactado pela última vez em 7 de outubro, quando seguia para uma base militar na fronteira para buscar sua neta. Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, Nisenbaum se mudou para Israel aos 12 anos.

No dia 20 de outubro, a resposta israelense ao ataque do Hamas resultou na morte da família do palestino-brasileiro Hasan Rabee em um bombardeio no norte do território, de acordo com a Embaixada do Brasil na Palestina. Rabee, de 30 anos, fazia parte de um grupo de 26 brasileiros que aguardavam no sul de Gaza para retornar ao Brasil. Seu primo, a esposa e todos os filhos e netos do casal foram atingidos por um ataque aéreo no prédio onde moravam, causando 60 mortes no total.

Após cinco semanas sob bombardeios de Israel na Faixa de Gaza, Rabee retornou ao Brasil com o primeiro grupo de repatriados e foi recebido por Lula na noite de 13 de novembro. O massacre israelense na Faixa de Gaza já vitimou mais de 35 mil palestinos, sendo que 56% são mulheres e crianças, segundo estimativa da ONU apresentada na última semana.

Com informações de Carta Capital

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians