987 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Na noite desta sexta-feira (24), moradores de Porto Alegre realizaram um panelaço em protesto contra o prefeito Sebastião Melo (MDB). A insatisfação com a gestão municipal durante a cheia do Guaíba motivou a manifestação, organizada pelas redes sociais, com gritos de “Fora Melo”.
Os manifestantes exigiram a renúncia ou impeachment do prefeito. Na quinta-feira (23), a União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa) já havia protocolado um pedido de impeachment contra Melo na Câmara de Vereadores. O presidente da Câmara, Mauro Pinheiro, deve apresentar o pedido em sessão plenária na segunda-feira (27).
A iniciativa foi liderada pelo secretário-geral da Uampa, Brunno Mattos da Silva, que acusou o prefeito de negligência em relação às estações de bombeamento e ao sistema de drenagem da capital. Brunno, que também é membro da Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) em Porto Alegre, anexou documentos indicando que a prefeitura foi alertada em 2018 sobre o risco de colapso no sistema de drenagem, durante a gestão de Nelson Marchezan (PSDB).
Sebastião Melo classificou a proposta como uma “narrativa” impulsionada pelas eleições municipais deste ano. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o prefeito afirmou: “Eu não vou entrar nesta narrativa de eleições. Toda e qualquer decisão que tomamos recebe alguma desaprovação. O tempo que tenho na prefeitura é para cuidar da cidade.”
De acordo com um grupo de engenheiros, arquitetos e geólogos, o sistema de proteção contra inundações de Porto Alegre é considerado "robusto, eficiente e fácil de operar e manter", mas falhou por falta de manutenção adequada. Os diques e muros não vazam, mas as comportas sem manutenção apresentam vazamentos, e as estações de bombeamento de água bruta estão inundadas.
O DMAE informou que 11 das 23 bombas estão funcionando atualmente e que estão trabalhando para consertar as demais. Durante o último temporal, nenhuma estação saiu de operação, e as equipes estão trabalhando incansavelmente para colocar todo o sistema em operação o mais breve possível.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.