Moraes manda PF ouvir ex-chefe da Polícia Civil no caso Marielle Franco

Portal Plantão Brasil
27/5/2024 18:16

Moraes manda PF ouvir ex-chefe da Polícia Civil no caso Marielle Franco

0 0 0 0

847 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal (PF) colha o depoimento de Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, no prazo máximo de cinco dias. Barbosa está preso desde 24 de março, acusado de planejar o homicídio da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de proteger os mandantes do crime. Na semana passada, Barbosa enviou um bilhete ao ministro no verso de uma intimação judicial, solicitando que fosse ouvido pelos investigadores.

Além de Barbosa, também foram alvos de mandados de prisão preventiva no dia 24 de março Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, e seu irmão, o deputado federal Chiquinho Brazão. Ambos negam as acusações. Barbosa já havia solicitado, há cerca de um mês, que fosse ouvido pela PF, alegando que, mesmo com ordem judicial, ainda não tinha sido interrogado. Ele também pediu que sua esposa fosse ouvida pela PF, em meio a alegações de que ela teria usado empresas de fachada para lavar dinheiro e atuar como "testa de ferro" de Barbosa.

A delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa aponta que, no segundo trimestre de 2017, Chiquinho Brazão demonstrou grande insatisfação com a atuação de Marielle Franco na Câmara Municipal do Rio. Segundo Lessa, os irmãos Brazão buscavam a regularização de um condomínio em Jacarepaguá, sem respeitar critérios de área de interesse social. A PGR afirma que "a ordem para executar os homicídios foi dada por Domingos e Chiquinho" e que Barbosa foi peça-chave para garantir imunidade aos envolvidos.

Nos depoimentos, Lessa relatou que Barbosa foi essencial para os homicídios serem consumados a mando dos Brazão. Ao delegado, caberia garantir que o inquérito não chegasse aos responsáveis pela empreitada criminosa. Os advogados de Barbosa, Marcelo Ferreira de Souza e Felipe Dalleprane, enviaram documentos ao STF afirmando não haver provas de práticas ilícitas nas atividades empresariais de Erika, esposa de Barbosa.

Com informações do jornal O Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians