771 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em 2023, 56% das crianças brasileiras atingiram o nível de alfabetização estabelecido pelo Inep para o segundo ano do ensino fundamental. Esses dados foram divulgados no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada durante uma reunião do presidente Lula com o ministro da Educação, Camilo Santana, e governadores no Palácio do Planalto. Os governos estaduais e federal firmaram o compromisso de até 2030 chegar ao patamar de 80% das crianças alfabetizadas na idade certa na rede pública de ensino.
Em seu discurso, Lula parabenizou os governantes pelo compromisso, mas refletiu sobre a necessidade de chegar ao patamar de 100% das crianças alfabetizadas. Ele considerou a meta de 80% "pequena" e enfatizou a importância de melhorar a qualidade da educação pública para atrair a classe média. Lula destacou que, embora 80% seja uma meta nobre, é fundamental que se busque a alfabetização total, afirmando não haver justificativa para que as crianças não se alfabetizem quando estão na escola.
Lula destacou que a universalização do ensino levou a uma perda de qualidade nas escolas públicas, que eram excelentes quando atendiam a uma parcela menor da população. Ele enfatizou que, para melhorar a qualidade da educação pública, é necessário atrair novamente a classe média, que migrou para escolas particulares devido à falta de qualidade na educação pública. Lula concluiu seu discurso citando Paulo Freire, afirmando que a educação transforma pessoas e, por sua vez, as pessoas transformam o mundo.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.