1021 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, acusou o Banco Central de Roberto Campos Neto e o mercado financeiro de manipularem informações para manter a alta taxa de juros no Brasil. Segundo Gleisi, os dados recentes do IBGE desmentem as projeções pessimistas do Boletim Focus, usado para pressionar a manutenção da Selic em patamares elevados.
Gleisi Hoffmann destacou que a inflação está sob controle e deve cair ainda mais nos próximos meses, especialmente nos setores de alimentação e serviços. Ela afirma que o mercado financeiro e o presidente do Banco Central manipulam as informações para beneficiar os rentistas, mantendo a maior taxa de juros do planeta.
"A manipulação vai ser investigada pela Polícia Federal, a pedido do Ministério Público do TCU. A análise do Boletim Focus, que só consulta bancos e corretores, indica a atuação de um cartel criminoso que faz projeções pessimistas para pressionar os juros. O BC de Campos Neto vai terminar como um caso de polícia", declarou Gleisi em suas redes sociais.
Ela também parabenizou o economista Eduardo Moreira por ser o primeiro a denunciar o que considera um escândalo. A fala de Gleisi reflete a insatisfação crescente do governo e de parte da população com as políticas monetárias adotadas pelo Banco Central, que têm sido vistas como prejudiciais ao crescimento econômico do país.
Os dados divulgados ontem pelo IBGE confirmam que a inflação está sob controle e tende a cair mais nos próximos meses, acompanhando a redução em núcleos importantes como alimentação e serviços. É exatamente o contrário do que dizem o mercado e o presidente do BC, que manipulam…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) May 29, 2024