1031 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Donald Trump se tornou o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado em uma ação criminal. O veredicto, divulgado nesta quinta-feira (30), acrescenta um novo capítulo à disputa pela Casa Branca, onde é quase certo que o republicano será o candidato do seu partido.
Um júri composto por 12 pessoas considerou Trump culpado em 34 acusações de falsificação de registros empresariais para encobrir pagamentos à atriz pornô Stormy Daniels, evitando que ela revelasse ter tido relações sexuais com ele antes da eleição de 2016. Após a leitura do veredicto, o advogado de Trump, Todd Blanche, solicitou que cada jurado confirmasse individualmente o veredicto, e todos o fizeram.
Cada uma das 34 acusações refere-se a um documento diferente. Trump deve recorrer da decisão, e a sentença será determinada pelo juiz Juan Merchan em 11 de julho. A pena pode variar de serviço comunitário a até quatro anos de reclusão, mas, como Trump é réu primário e os crimes não são considerados graves, espera-se que a sentença não seja severa.
Legalmente, a condenação não impede Trump de continuar sua campanha presidencial. Não há previsão na Constituição americana que impeça alguém condenado de concorrer, mesmo que esteja preso. No entanto, o impacto político é incerto, pois uma parte do eleitorado de Trump pode reconsiderar seu voto. Ele está apenas 1,1 ponto percentual à frente de Joe Biden na média das pesquisas, segundo o Real Clear Politics.
Além deste caso, Trump enfrenta outros três processos criminais, mas nenhum deve ser concluído antes da eleição de 5 de novembro. As acusações incluem tentativa de reverter a eleição de 2020, interferência eleitoral na Geórgia em 2020 e posse ilegal de documentos sigilosos.
Veja o placar:

Com informações da Folha de São Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.