Celso Amorim rebate Zelensky e afirma que Brasil respeita o sofrimento ucraniano

Portal Plantão Brasil
31/5/2024 14:15

Celso Amorim rebate Zelensky e afirma que Brasil respeita o sofrimento ucraniano

0 0 0 0

995 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, rebateu as críticas do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e afirmou que o governo brasileiro discute a guerra na Ucrânia com diversos interlocutores, inclusive ocidentais, reconhecendo o papel da China nesse processo.

"Respeitamos o sofrimento do povo ucraniano. Queremos contribuir para uma paz alcançável. Isso só será possível se levarmos em consideração as preocupações das partes, o que pressupõe diálogo entre elas, preferencialmente com apoio de países que gozem de confiança de ambos", disse Amorim.

Amorim destacou que a declaração conjunta sino-brasileira contém recados para todos, incluindo a Rússia, cuja ação militar sem autorização da ONU o governo brasileiro nunca deixou de criticar. Na semana passada, Brasil e China lançaram uma proposta conjunta para negociações de paz, enfatizando a inclusão tanto da Rússia quanto da Ucrânia.

As declarações de Amorim respondem a Zelensky, que insinuou que o Brasil estaria alinhado com a Rússia por razões comerciais e demonstrou preocupação com a esperada ausência de Lula em uma conferência de paz convocada pela Suíça para discutir a paz, para a qual a Rússia não foi convidada.

Com informações do jornal O Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians