888 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Pela primeira vez em um mês, o nível do Guaíba recuou abaixo da cota de inundação na madrugada deste sábado (1º), trazendo alívio aos moradores da capital gaúcha. Conforme a régua instalada na Usina do Gasômetro, entre 4h15 e 4h30, o nível do rio caiu de 3,60 metros para 3,59 metros e, às 6h15, estava em 3,57 metros, abaixo da cota de inundação de 3,60 metros.
Este recuo marca um momento de esperança após um período de enchentes históricas que atingiram o Rio Grande do Sul. Em 5 de maio, o Guaíba atingiu sua marca mais alta em 2024, registrando 5,35 metros, superando em muito o recorde anterior de 1941, quando o nível chegou a 4,74 metros. A diminuição do nível das águas permite a drenagem das áreas alagadas, resultando na redução do número de pessoas em abrigos.
No entanto, a devastação causada pelas chuvas ainda é significativa. Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 473 municípios permanecem prejudicados. Ao todo, 580 mil pessoas foram desalojadas devido às enchentes. O número de mortes no estado é de 169, com 44 pessoas ainda desaparecidas.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.