1232 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Especialistas da ONU pediram que todos os países reconheçam o Estado palestino para garantir a paz no Oriente Médio. O pedido veio após Espanha, Irlanda e Noruega reconhecerem oficialmente um Estado palestino, o que irritou Israel, que está cada vez mais isolado após quase oito meses de guerra em Gaza.
Os especialistas, incluindo o relator especial da ONU sobre direitos humanos nos territórios palestinos, afirmaram que o reconhecimento é crucial para os direitos do povo palestino e sua luta por liberdade e independência. Eles destacaram que essa ação é uma condição prévia para a paz duradoura na Palestina e em todo o Oriente Médio, começando com a declaração imediata de um cessar-fogo em Gaza e o fim das incursões militares em Rafah.
Os especialistas enfatizaram que a solução de dois Estados é o único caminho internacionalmente aceito para a paz e segurança de Palestina e Israel, ajudando a romper os ciclos de violência e ressentimento.
Israel ainda não respondeu ao pedido de comentário. Com o reconhecimento, Espanha, Irlanda e Noruega esperam acelerar os esforços para garantir um cessar-fogo e incentivar outros Estados da União Europeia a seguirem o exemplo. No entanto, o Parlamento da Dinamarca rejeitou uma proposta semelhante.
Israel condenou o reconhecimento de um Estado palestino, afirmando que isso fortalece o Hamas, que liderou o ataque de 7 de outubro contra Israel, provocando a ofensiva israelense em Gaza. O conflito já resultou na morte de mais de 36.000 palestinos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.