583 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O jornal Estado de S.Paulo tem sido amplamente criticado nas redes sociais por ignorar a Parada LGBT na capa de sua edição impressa desta segunda-feira (3). Enquanto veículos como O Globo e a Folha de S.Paulo destacaram o evento, o Estadão optou por não publicar sequer uma foto da manifestação.
A capa do Estadão destacou temas como a proposta do Ministério da Fazenda sobre a taxação de heranças e o recorde das vendas de imóveis em São Paulo, mas não mencionou um dos maiores eventos do calendário cultural da cidade. A Parada LGBT ocorreu no domingo (2) e contou com a presença de 73,6 mil pessoas na Avenida Paulista, segundo o Monitor do Debate Político da USP.
Usuários do X (antigo Twitter) criticaram a decisão do jornal, afirmando que “a mídia abraçou de vez a intolerância a um Brasil plural, acolhedor e democrático”. A omissão do Estadão foi vista como um desrespeito à diversidade e à importância do evento para a comunidade LGBTQIA+.
Veja a repercussão na rede social X:
Para o @Estadao, a Parada ter levado milhares de pessoas à Paulista ontem não merece nem chamada sem foto.
— Bia Abramo (@biawabramo) June 3, 2024
Escolhas. pic.twitter.com/aLmGluBCCg
Capa do Estadão ignorando a parada da diversidade reforça uma coisa que eu falo, mas nem todo mundo gosta de ouvir: nem tudo na crise da imprensa é culpa do WhatsApp, das fake news e do Bolsonaro.
— jairmes (@jairmearrependi) June 3, 2024
Estadão ignora na capa a parada gay de São Paulo. Por que? pic.twitter.com/cNbDnhcdRf
— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) June 3, 2024
O silenciamento da parada gay na capa do Estadão de hoje é recibo da adesão incondicional da mídia à pauta extremista, homofóbica e fundamentalista do bolsonarismo. A mídia abraçou de vez a intolerância a um Brasil plural, acolhedor e democrático. O fascismo venceu nas redações.
— Tiago Barbosa (@tiagobarbosa_) June 3, 2024
Sera que censuraram o estadao? Kkkkkkkkkkkkkk proibiram-no de publicar a parada gay e o obrigaram a promover “o vigor do mercado imobiliario”, que paga boa parte das contas do jornal? Kkkkkkkkk
— post writer (@onezeitgeist) June 3, 2024
Fecha essa merda https://t.co/CJ5fig3Et7
Para o @Estadao, a Parada ter levado milhares de pessoas à Paulista ontem não merece nem chamada sem foto.
— Bia Abramo (@biawabramo) June 3, 2024
Escolhas. pic.twitter.com/aLmGluBCCg
Estadão CENSURA parada gay. https://t.co/cSXj7t8MW2
— rhp-rj (@rhprj) June 3, 2024