Empresário e família são indiciados por calúnia contra Alexandre de Moraes

Portal Plantão Brasil
4/6/2024 10:52

Empresário e família são indiciados por calúnia contra Alexandre de Moraes

0 0 0 0

455 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Nesta segunda-feira (3), a Polícia Federal decidiu indiciar o empresário Roberto Mantovani, sua esposa Renata Munarão e o genro do casal, Alex Zanatta, pelos ataques contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e seus familiares em um aeroporto na Itália, em julho de 2023.

O trio será acusado de calúnia por alegar que o ministro fraudou as eleições presidenciais de 2022. A situação é agravada pelo fato de a vítima ser um funcionário público, acusado de utilizar seu cargo para suposta manipulação eleitoral. O delegado da PF, Thiago Severo de Rezende, assinou o relatório que formaliza o indiciamento deles, enquadrando-os em crimes previstos em lei, com pena máxima de até dois anos e oito meses, devido ao agravante.

Além disso, a PF considerou delitos de difamação e injúria, mas não indiciou nesses artigos devido ao impedimento legal para crimes de menor potencial ofensivo. Antes, em fevereiro de 2024, o delegado Hiroshi de Araújo Sakaki havia concluído que houve “injúria real” contra o filho de Moraes, mas não indiciou a família por conta de uma instrução normativa.

O novo relatório de seis páginas apresentado ao STF detalha que, apesar da falta de áudio nas imagens das câmeras de segurança do aeroporto, os depoimentos de Alexandre de Moraes e sua família foram considerados verídicos. Segundo esses depoimentos, Roberto Mantovani, Renata Munarão e Alex Zanatta ofenderam o ministro e Roberto agrediu Alexandre Barci de Moraes, filho do ministro.

A versão dos acusados sobre o incidente em Roma foi considerada incoerente pelo delegado. Eles alegaram que a agressão de Roberto ao filho de Moraes foi uma reação a uma suposta ofensa de Alexandre Barci contra Renata.

Rezende destacou que as ofensas a Moraes ocorreram no contexto de ataques a autoridades por extremistas. A análise de um celular de Roberto Mantovani revelou mensagens com ofensas e notícias falsas sobre o ministro do STF, compatíveis com as palavras atribuídas ao empresário e sua família no aeroporto.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians