423 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Lula (PT) convocou para quinta-feira (6) uma reunião no Palácio do Planalto com reitores das universidades federais, segundo Ancelmo Gois, do jornal O Globo. "Neste encontro, o presidente deve abordar a greve dos professores e dos técnicos administrativos das instituições federais de ensino superior, que começou no dia 15 de abril".
Nesta segunda-feira (3), o governo federal e entidades sindicais que representam os professores das universidades federais realizaram mais uma reunião para tentar chegar a um acordo sobre o reajuste salarial da categoria. No entanto, o impasse continua. Os servidores propuseram um reajuste salarial de 3,69% em agosto de 2024, 9% em janeiro de 2025 e 5,16% em maio de 2026. O Ministério da Gestão e Inovação (MGI), por sua vez, afirmou que não há espaço no orçamento para dar o aumento ainda neste ano e propôs dois reajustes: 9% em 2025 e 3,5% em 2026.
As entidades sindicais rejeitaram a proposta do governo, que permanece inalterada. Segundo o Brasil de Fato, os dirigentes fizeram uma vigília temporária no MGI, exigindo uma reunião com a chefe da pasta, Esther Dweck. O impasse resultou na projeção de novos encontros para os dias 11 e 14 deste mês. No dia 11, o governo deve receber representantes dos servidores técnico-administrativos e, no dia 14, os professores. As categorias estão em greve desde abril.
A pauta de reivindicações das entidades inclui a recomposição salarial e orçamentária das instituições federais de ensino, a reestruturação da carreira e a revogação de normas aprovadas pelos governos Temer e Bolsonaro que afetam o setor educacional.
O governo Lula busca mediar a situação e encontrar uma solução que atenda às necessidades dos professores e técnicos administrativos, ao mesmo tempo em que trabalha dentro das limitações orçamentárias. A reunião com os reitores é uma tentativa de avançar no diálogo e resolver a greve que afeta as universidades federais.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.