MP-SP denuncia diretores da Prevent Senior por mortes e uso de medicamentos sem indicação

Portal Plantão Brasil
6/6/2024 17:40

MP-SP denuncia diretores da Prevent Senior por mortes e uso de medicamentos sem indicação

0 0 0 0

1013 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Eduardo e Fernando Parrillo, donos da operadora de planos de saúde Prevent Senior, e diretores do alto escalão da empresa foram denunciados pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) nesta quarta-feira (5) por homicídio culposo e crimes cometidos dentro dos hospitais do grupo. A denúncia inclui a omissão de notificação obrigatória da Covid-19 durante a pandemia, risco à vida pela distribuição do “kit covid” e uso de medicamentos sem indicação para o tratamento da doença.

Após dois anos e oito meses de investigação, os promotores da força-tarefa do MP apontaram que sete pacientes que fizeram tratamento ou ficaram internados nas unidades do plano de saúde morreram devido a erros ou à conduta dos diretores.

A denúncia cita três crimes: homicídio culposo (quando não há intenção de matar), omissão de notificação de doença e perigo para a vida ou saúde de outro. A investigação revelou que os profissionais testaram medicamentos como flutamida (usado para tratar câncer de próstata) nos pacientes sem o consentimento deles.

Os médicos que atuaram diretamente no caso não foram denunciados, pois o MP entendeu que eles não tinham autonomia para impedir os tratamentos. Esta conclusão segue a mesma linha de outra investigação na área cível, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF) e pela Promotoria de Direitos Humanos de São Paulo.

Em fevereiro deste ano, esses três órgãos apresentaram uma Ação Civil Pública exigindo uma indenização de quase R$ 1 bilhão da Prevent Senior por coagir médicos a prescreverem medicamentos ineficazes. O caso também foi investigado pelas CPIs no Senado Federal e na Câmara Municipal de São Paulo.

Além das sete mortes, a força-tarefa do MP arquivou a investigação de outros 53 casos por não conseguir estabelecer um nexo entre a medicação imprópria e as mortes. Os promotores analisaram cerca de mil prontuários médicos de pacientes da Prevent Senior e encontraram possíveis tratamentos semelhantes, o que pode gerar pedidos para aberturas de novos inquéritos.

Com informações do DCM



Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians