390 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta quinta-feira (6) as cidades de Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, regiões duramente atingidas pelas enchentes. Em seu discurso, Lula afirmou que exigirá dos seus ministros a implementação rápida e eficiente das ações anunciadas pelo Governo Federal para apoiar o estado. "Cada palavra dita por eles será cobrada, assim como a minha também será", disse Lula, destacando o compromisso do governo com a reconstrução do estado.
Durante a cerimônia, foram assinadas Medidas Provisórias que asseguram recursos para o pagamento de dois salários mínimos a 434 mil trabalhadores formais, buscando evitar demissões em massa. Os ministros Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Nísia Trindade (Saúde), Jader Filho (Cidades), Luiz Marinho (Trabalho) e Paulo Pimenta (Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS) apresentaram relatórios e novas medidas para a recuperação da região.
Waldez Góes destacou que já foram aprovados 519 planos de ajuda humanitária, restabelecimento e reconstrução, com outros 64 em análise. Ele também mencionou que 161 mil famílias já foram beneficiadas pelo Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil, com expectativa de atingir 240 mil famílias nas próximas semanas.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a liberação de R$ 64,4 milhões para a criação de leitos emergenciais e destacou a ampliação de serviços de média e alta complexidade, incluindo suporte ao SAMU e centros de atenção psicossocial. Também serão implantados serviços de hemodiálise em quatro hospitais para atender pacientes crônicos e vítimas de leptospirose.
Jader Filho, ministro das Cidades, assinou uma portaria permitindo à Caixa Econômica Federal adquirir unidades habitacionais novas e usadas para realocar famílias desabrigadas. Ele afirmou que muitas famílias não poderão retornar às suas antigas moradias devido ao risco de novos alagamentos e que o governo está trabalhando em soluções como agrovilas para áreas rurais.
O ministro Paulo Pimenta agradeceu emocionadamente às equipes de todas as pastas e aos voluntários que estão ajudando na reconstrução do estado, destacando o trabalho das Forças Armadas como a maior ação humanitária já realizada no Brasil.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.