381 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, se reuniu com o presidente Vladimir Putin na Rússia, durante o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. A conversa abordou o cenário internacional e a reconstrução de um novo multilateralismo e de uma ordem internacional que reflita o mundo multipolar em que vivemos.
Dilma e Putin discutiram os rumos do Banco dos BRICS, destacando que ambos estiveram presentes na criação do NDB durante a Cúpula de Fortaleza dos BRICS, em julho de 2014. O banco tem atuado para fornecer os investimentos necessários ao desenvolvimento econômico e social dos países membros, com a Rússia presidindo o BRICS desde janeiro.
Dilma reforçou que o NDB é diferente de outras organizações financeiras multilaterais, sendo um banco criado pelos países do Sul Global para os países do Sul Global, sem impor condições a seus membros.
No encontro, também foi discutido o tema principal do Fórum de São Petersburgo de 2024: a importância de uma economia multipolar para viabilizar a multipolaridade. Dilma destacou o compromisso do NDB em fornecer suporte e recursos aos países membros em suas moedas nacionais, minimizando riscos e a volatilidade das taxas de câmbio.
Dilma agradeceu o apoio da Rússia ao banco e à sua gestão, enfatizando a necessidade de uma economia multipolar com novos centros capazes de suportar choques e crises globais, reduzindo o risco de instabilidade econômica causada por problemas nas grandes economias.
Veja a publicação da ex-presidente no X:
Estive reunida nesta quinta-feira, 6, com o presidente Vladimir Putin, na Rússia, onde participo mais uma vez do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. Foi uma conversa sobre o cenário internacional e a reconstrução do novo multilateralismo e da ordem internacional que… pic.twitter.com/3VvCFk6dWs
— Dilma Rousseff (@dilmabr) June 7, 2024