878 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A República Islâmica do Irã aprovou seis candidatos para concorrer à presidência nas eleições antecipadas marcadas para o final deste mês, após a morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero no mês passado.
Os candidatos aprovados são Mohammad Bagher Ghalibaf, presidente do parlamento do Irã; Alireza Zakani, prefeito de Teerã; Mostafa Pourmohammadi, ex-ministro da Justiça; Saeed Jalili, representante do líder supremo iraniano no Conselho Supremo de Segurança Nacional; Masoud Pezeshkian, ex-ministro da Saúde; e Amir-Hossein Ghazizadeh Hashemi, vice-presidente do Irã.
O Conselho Constitucional desqualificou o ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad e o ex-presidente parlamentar Ali Larijani. O registro para a 14ª eleição presidencial do Irã ocorreu entre 30 de maio e 3 de junho. A campanha eleitoral será de 12 a 26 de junho e a votação será realizada em 28 de junho.
As eleições foram convocadas após a trágica morte do presidente Raisi em 19 de maio, quando o helicóptero que o transportava, junto com outros altos funcionários, caiu após uma cerimônia na fronteira entre o Irã e o Azerbaijão. Mohammad Mokhber, o primeiro vice-presidente, assumiu o comando como presidente interino.
Com informações da Sputnik Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.