Bolsonaro tentou vender joia de alto valor nos EUA, revela investigação da PF

Portal Plantão Brasil
10/6/2024 16:42

Bolsonaro tentou vender joia de alto valor nos EUA, revela investigação da PF

0 0 0 0

623 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

A Polícia Federal (PF) identificou uma nova joia incrustada com pedras preciosas que teria sido negociada nos Estados Unidos por emissários de Jair Bolsonaro (PL), conforme apuração da CNN. A descoberta ocorreu recentemente durante as investigações do escândalo das joias sauditas, conduzidas por agentes federais no exterior.

Segundo a reportagem, um colaborador ligado a uma joalheria estadunidense revelou o alto valor potencial da peça, cujas gemas preciosas poderiam ser extraídas para comercialização. No entanto, a transação não foi finalizada.

Os investigadores suspeitam que a joia tenha sido um presente de um país do Oriente Médio para Bolsonaro. Agora, a prioridade é localizar o adorno. As investigações iniciais sugerem que a peça estava no mesmo estojo da escultura de palmeira folheada a ouro, entregue ao ex-mandatário durante um encontro com empresários brasileiros e árabes no Bahrein.

O depoimento ainda não possui comprovações robustas. Por isso, colaboradores e delatores, incluindo o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, deverão ser ouvidos nos próximos dias para fornecer mais detalhes sobre a existência, origem e destino do objeto.

A joia não foi incluída na "operação resgate", onde aliados de Bolsonaro teriam recomprado itens vendidos no exterior após o Tribunal de Contas da União (TCU) determinar a devolução dos presentes recebidos durante o mandato presidencial.

Recentemente, a PF anunciou estar concluindo o relatório final do inquérito das joias sauditas, que deveriam ter sido incorporadas ao patrimônio do Estado brasileiro, mas que Bolsonaro tentou se apropriar. As provas mostram que o ex-mandatário tinha pleno conhecimento da operação ilegal de venda e recompra de joias nos Estados Unidos. Bolsonaro não só teria sido informado sobre as transações, mas também teria avalizado parte delas.

Com informações da CNN

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians