603 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O deputado federal bolsonarista Marcel van Hattem (Novo-RS), conhecido por defender a privatização e ser contra intervenções estatais, pediu em um vídeo no X (antigo Twitter) que o governo Lula (PT) interfira no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
Van Hattem foi rapidamente lembrado pelos usuários da rede social e pela própria plataforma que a responsabilidade pelos prejuízos é da Fraport, empresa alemã responsável pela concessão do aeroporto. “É importantíssimo dizer: se não houver interferência do Governo Federal nesse processo, e urgente, não vai acontecer [a reabertura do aeroporto]”, disse o deputado.
Andreea Pal, CEO da Fraport no Brasil, culpou o governo pelo atraso nas indenizações aos funcionários e pela burocracia excessiva. No entanto, essas alegações são contraditas pelo contrato de concessão assinado entre a Fraport e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A declaração de van Hattem foi amplamente criticada nas redes sociais pela sua "contradição ideológica". "23h59: o governo não pode interferir no preço do arroz; 0h00: o governo precisa interferir no aeroporto", ironizou o jurista Bruno Seligman. Usuários também destacaram que, para os bolsonaristas, parece aceitável que empresas estrangeiras fiquem com o lucro enquanto o Estado assume os prejuízos.
Veja a repercussão:
23h59: O GOVERNO FEDERAL NÃO PODE INTERFERIR NO PREÇO DO ARROZ
— Bruno Seligman de Menezes (@brunosmenezes) June 11, 2024
0h00: O GOVERNO FEDERAL PRECISA INTERFERIR NO AEROPORTO
Em suma: essa gente asquerosa passa 24hs por dia babando ovo de empresário, em sacrifício da população. https://t.co/HZOBLbVLPv
Precisa se ater ao contrato. Enchente é de responsabilidade do seguro, não do poder concedente. Em caso de devolução do aeroporto a Infraero tem plenas condições de reassumir (aliás, foi ela que construiu). Não caiam na lábia de advogados gratuitos da empresa e de seus… https://t.co/dTVBRLbYth
— Leandro Demori (@demori) June 11, 2024
Entendem a lógica desse povo que defende “estado mínimo”, “desregulamentação absoluta” e criticam programas sociais? Querem privatizar tudo, mas no momento em que dá merda, culpam o Estado e gritam que este precisa resolver o problema e ajudar as pobres empresas privadas. https://t.co/VVfyKjKAws
— Pablo Villaça ?? (@pablovillaca) June 11, 2024
https://t.co/Rhxw85HD5n pic.twitter.com/0i1WeZibLs
— Bruno Abichéquer (@brunoabichequer) June 11, 2024
https://t.co/Rhxw85HD5n pic.twitter.com/0i1WeZibLs
— Bruno Abichéquer (@brunoabichequer) June 11, 2024
O Salgado Filho precisa voltar a operar o QUANTO ANTES!
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) June 11, 2024
E, para isso, a FRAPORT foi clara na nossa visita técnica ao aeroporto hoje: ou o governo federal toma atitude urgentemente, pra ontem, ou amargaremos ainda mais tempo sem o principal acesso aéreo do Rio Grande do Sul - e… pic.twitter.com/04xHnarTL5