Manifestante faz policial chorar durante protesto contra Lei de Bases de Milei

Portal Plantão Brasil
13/6/2024 19:13

Manifestante faz policial chorar durante protesto contra Lei de Bases de Milei

0 0 0 0

471 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Durante o debate sobre a Lei de Bases XS, o ultraliberal Javier Milei intensificou a repressão policial contra a população argentina, movimentos sociais e jornalistas em frente ao Congresso. Em imagens que rapidamente viralizaram nas redes sociais nesta quarta-feira (12), uma jovem manifestante fez um policial chorar ao exigir que ele refletisse sobre seus atos.

"Está na hora de você tirar esse capacete e vir para este lado. Estou aqui porque o povo nunca te tratará como estão fazendo agora, nunca te empurrará para situações humilhantes. O povo te apoia, e vejo que você está chorando, suas lágrimas estão caindo", afirmou a mulher. "Não seja assim, seus filhos, seus netos, sua mãe poderiam estar aqui... não seja estúpido." Emocionado, o policial deixou o local, enquanto os outros agentes continuavam bloqueando a manifestação.

Por volta das 9h, manifestantes chegaram nas proximidades do Congresso, onde uma grande operação de segurança da Polícia Federal e da Gendarmaria os aguardava. O objetivo era “vigiar” o prédio do Congresso e seu entorno. O primeiro momento de tensão ocorreu à tarde, quando policiais tentaram desobstruir o cruzamento de Callao com Rivadavia, segundo o jornal argentino La Nación.

Após avançarem alguns metros e usarem gás lacrimogêneo, conseguiram mover os manifestantes para trás. Posteriormente, as tropas estabeleceram um cordão policial e atacaram os manifestantes com cassetetes, balas de borracha, gás lacrimogêneo e jatos d’água de caminhões hidrantes.

Os confrontos resultaram em vandalismo, incluindo carros incendiados e danos a bancos e calçadas. Um grupo de profissionais de saúde e estudantes associados ao Partido Socialista dos Trabalhadores ofereceu assistência aos manifestantes, aplicando leite sobre os feridos para aliviar os efeitos do gás lacrimogêneo.

Assista ao vídeo:



O projeto de Lei de Bases de Milei desregulamenta o Estado com reformas econômicas, políticas e administrativas. "Não há um só artigo no projeto que beneficie nosso povo, a produção ou a indústria. Além disso, pretende dar superpoderes ao governo para aprofundar suas políticas de ajuste e destruição", escreveu o governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, no X.



O governo alcançou o quórum necessário para iniciar o debate da Lei de Bases no Senado, com a sessão começando às 10h e a presença de 37 senadores. Atendendo a pedidos da oposição, foram retiradas do texto as propostas de privatização de empresas estatais como Aerolíneas Argentinas, Correo Argentino e Rádio e Televisão Argentina.

Com informações d

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians