Polêmica sobre direito ao aborto marca Cúpula do G7 na Itália

Portal Plantão Brasil
14/6/2024 10:53

Polêmica sobre direito ao aborto marca Cúpula do G7 na Itália

0 0 0 0

212 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Cúpula do G7 na Itália entra no segundo e último dia nesta sexta-feira (14) com uma polêmica sobre a inclusão de uma menção ao direito ao aborto legal e seguro no documento final do encontro dos líderes dos países.

Os líderes Joe Biden (Estados Unidos), Emmanuel Macron (França), Olaf Scholz (Alemanha) e Justin Trudeau (Canadá) tentaram inserir essa frase, o que causou um conflito nos bastidores com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que insistiu na exclusão desse trecho do texto.

Giorgia Meloni, que é contra o direito ao aborto, revelou em uma biografia que sua mãe considerou interromper a gravidez quando estava grávida dela. Em abril deste ano, o governo italiano permitiu que grupos antiaborto abordassem mulheres dentro de clínicas especializadas, tentando dissuadi-las de abortar.

No encontro do G7 no ano passado, o documento final defendeu o direito ao aborto seguro e legal. Este ano, no entanto, autoridades ouvidas pela agência de notícias Reuters e pelo The Washington Post indicam que a primeira-ministra Meloni conseguiu a exclusão da expressão do texto.

Diplomatas americanos, franceses, canadenses e alemães pressionaram pela inclusão da frase. Segundo o Washington Post, Biden, que busca a reeleição nos EUA este ano e defende o direito ao aborto em sua campanha, chegou a ameaçar não assinar o documento se a frase não fosse incluída.

Um diplomata informou à Reuters que essa era uma questão pela qual Meloni não abriria mão, levando à exclusão da expressão. Provavelmente, o texto final terá apenas uma referência indireta, na qual os signatários reiteram os princípios defendidos no documento do ano anterior, mas sem explicitar isso em palavras.

Além disso, Macron comentou o tema com jornalistas, mencionando que na França há igualdade entre homens e mulheres, mas que essa não é uma visão compartilhada por todos no espectro político. Em resposta a jornalistas, Meloni criticou sem citar o nome do presidente francês, afirmando que “é profundamente errado, em tempos difíceis como estes, fazer campanha eleitoral usando um fórum importante como o G7”, uma alusão à convocação de eleições legislativas por Macron em junho.



Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians