Papa Francisco alerta líderes globais: "Não deixem que a IA domine a humanidade"

Portal Plantão Brasil
14/6/2024 14:16

Papa Francisco alerta líderes globais: "Não deixem que a IA domine a humanidade"

0 0 0 0

785 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O papa Francisco fez história ao ser o primeiro pontífice a discursar em uma cúpula do Grupo dos Sete (G7), alertando os líderes mundiais para não permitirem que a inteligência artificial (IA) domine a humanidade. Durante a cúpula, realizada nesta sexta-feira, o papa de 87 anos enfatizou a necessidade de supervisão rigorosa da tecnologia para preservar a vida e a dignidade humana.

Francisco afirmou que a IA representa uma "transformação histórica" para a humanidade, mas destacou que não se deve deixar que algoritmos superpoderosos decidam o destino das pessoas. "Condenaríamos a humanidade a um futuro sem esperança se tirássemos a capacidade das pessoas de tomar decisões sobre si mesmas e suas vidas, condenando-as a depender das escolhas das máquinas", alertou.

O G7, que inclui Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Japão, foi anfitrião de outros 10 países convidados para as negociações. Francisco foi calorosamente recebido por líderes como o presidente argentino Javier Milei, o rei Abdullah da Jordânia, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e o presidente dos EUA, Joe Biden.

O papa reconheceu a ambivalência em torno da IA, destacando que, embora amplie o acesso ao conhecimento, também pode aumentar as injustiças entre nações e classes sociais. Ele enfatizou que cabe à política criar condições para o bom uso da IA. "Ela pode trazer consigo uma injustiça maior entre nações avançadas e em desenvolvimento ou entre classes sociais dominantes e oprimidas", afirmou.

A declaração final do G7, ainda em rascunho, mencionou a elaboração de um plano para antecipar futuras habilidades e necessidades educacionais para a revolução da IA. Francisco destacou o potencial da IA para gerar avanços científicos e substituir tarefas laboriosas, mas alertou sobre o risco de legitimar informações falsas. "Ela não desenvolve novas análises ou conceitos, mas repete aqueles que encontra", disse ele.

Com informações da Reuters

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians