Lula defende no G7 imposto global para super-ricos: "Já passou da hora"

Portal Plantão Brasil
14/6/2024 14:22

Lula defende no G7 imposto global para super-ricos: "Já passou da hora"

0 0 0 0

660 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Levando a pauta da presidência do Brasil no G20 também ao G7, o presidente Lula (PT) discursou nesta sexta-feira (14) diante dos líderes das maiores economias do mundo e defendeu a proposta brasileira de criação de um imposto global sobre grandes fortunas.

"É nesse contexto de combate às desigualdades que se insere a proposta de tributação internacional justa e progressiva que o Brasil defende no G20. Já passou da hora dos super-ricos pagarem sua justa contribuição em impostos", afirmou Lula, destacando que a "concentração excessiva de poder e renda representa um risco à democracia".

Lula enfatizou que muitos países em desenvolvimento já formularam políticas eficazes para erradicar a fome e a pobreza. Ele destacou que o objetivo do Brasil no G20 é mobilizar recursos para ampliar essas políticas e adaptá-las a outras realidades. "O apoio de todos os presentes nesta reunião à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que lançaremos na Cúpula do G20 no Rio de Janeiro, será fundamental para dar fim a essa chaga que ainda assombra a humanidade", disse o presidente.

Em seu discurso, Lula também abordou a revolução digital inclusiva e a mudança do clima como dilemas existenciais do nosso tempo, e enfatizou a necessidade de uma inteligência artificial (IA) que seja segura, transparente e emancipadora, respeitando os direitos humanos e protegendo dados pessoais. Ele reforçou que é necessário uma governança internacional da IA em que todos os Estados tenham assento.

O presidente brasileiro destacou ainda a importância da África como parceira indispensável no enfrentamento de desafios globais, mencionando o convite a Angola, Egito e Nigéria para participarem das reuniões do G20 durante a presidência brasileira.

Ao final, Lula condenou a invasão da Ucrânia pela Rússia e afirmou que somente uma conferência internacional reconhecida pelas partes poderia viabilizar a paz. Ele apelou para que o G7, BRICS e G20 trabalhem juntos para superar desigualdades e injustiças históricas.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians