Arthur Lira adia PL do Estupro depois de manifestações de protesto por todo o Brasil

Portal Plantão Brasil
17/6/2024 10:10

Arthur Lira adia PL do Estupro depois de manifestações de protesto por todo o Brasil

0 0 0 0

694 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A votação do PL do Estupro, que classifica o aborto após a 22ª semana como homicídio, deve ser adiada na Câmara, segundo o Globo. O deputado bolsonarista Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), membro da bancada evangélica e autor da proposta, admitiu que a análise no plenário pode ser postergada para o final do ano, após as eleições municipais.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já havia indicado que a proposta seria adiada. Após uma votação relâmpago de apenas 25 segundos para aprovar a urgência do projeto, Lira afirmou que não há previsão para definir um relator ou colocar o mérito do texto em pauta.

Após a repercussão negativa, Sóstenes adotou um discurso alinhado ao de Lira. Apesar da aprovação da urgência, que permite a votação a partir da sessão seguinte da Câmara, ele declarou que não há pressa para pautar a iniciativa. Segundo Sóstenes, o projeto é uma promessa de Lira aos evangélicos durante sua candidatura à reeleição na presidência da Câmara em 2021.

Sóstenes Cavalcante minimizou os protestos contra sua proposta e criticou o governo por tentar barrar a iniciativa após inicialmente “lavar as mãos”. Ele explicou que sua estratégia para avançar o texto será “jogar parado”, referindo-se à falta de resistência para acelerar o projeto, que foi aprovado de forma simbólica, sem registro de como cada deputado votou e sem oposição do PT e dos partidos da base aliada.

O apoio de Lira a iniciativas importantes para o bolsonarismo na Câmara é visto por parlamentares como uma tentativa de fidelizar o apoio do PL e fortalecer a candidatura de um aliado para sucedê-lo na presidência. O PL, partido de oposição, tem 95 deputados, a maior bancada, e desempenhará um papel crucial na disputa interna marcada para fevereiro de 2025.

Assista:




Com informações do DCM



Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians