Policial denuncia abuso de poder em reuniões religiosas da PM na Universal

Portal Plantão Brasil
17/6/2024 19:06

Policial denuncia abuso de poder em reuniões religiosas da PM na Universal

0 0 0 0

794 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O policial militar Marco Aurélio Bellorio, de 43 anos, entrou com um processo na Justiça alegando ter sido obrigado a participar de reuniões da corporação em um templo da Igreja Universal do Reino de Deus. Bellorio, que é católico, afirmou que essa obrigatoriedade fere sua liberdade de crença e configura abuso de poder. Ele também disse que, por não ter comparecido a uma das reuniões, passou a ser alvo de um procedimento administrativo e pediu indenização por danos morais.

O governo paulista respondeu que as reuniões na Igreja Universal não são de caráter religioso, mas sim relativas a assuntos militares, e que o templo é usado devido à necessidade de um espaço grande. Afirmou ainda que o Estado é laico e respeita a religiosidade de cada policial militar. Segundo o processo, essas reuniões ocorreram durante a gestão João Doria e continuaram no governo de Tarcísio de Freitas.

A Justiça paulista rejeitou o processo aberto por Bellorio em primeira instância, alegando falta de provas de que a administração impôs a participação em cultos religiosos. A sentença aponta que, embora ocorra uma "rápida oração" ao final das reuniões de trabalho, a presença dos policiais é facultativa. Bellorio recorreu da decisão, mas ainda não houve novo julgamento.

As reuniões na Igreja Universal continuaram a ocorrer no governo Tarcísio de Freitas, aliado de Jair Bolsonaro. Em uma reportagem do UOL, foi mencionado que, em junho do ano passado, o templo recebeu cerca de 700 integrantes do 11º Batalhão da Polícia Militar para uma solenidade de entrega de medalhas, seguida de "assistência espiritual e valorativa".

O processo, aberto em 2020 durante o governo João Doria, tramita sob segredo de Justiça. Desde 2023, São Paulo é administrado por Tarcísio de Freitas, que, na Marcha para Jesus, fez um discurso citando personagens bíblicos e foi elogiado por Estevam Hernandes, organizador da marcha.

Com informações do UOL

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians