CFM defende PL da Gravidez Infantil no Senado e ignora riscos à saúde de adolescentes

Portal Plantão Brasil
18/6/2024 16:45

CFM defende PL da Gravidez Infantil no Senado e ignora riscos à saúde de adolescentes

0 0 0 0

758 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Em debate realizado no Senado Federal nesta segunda-feira (17), sob a presidência do senador bolsonarista Eduardo Girão (Novo-CE), membros do Conselho Federal de Medicina (CFM) defenderam a proibição do aborto após 22 semanas de gestação, mesmo nos casos permitidos por lei. O evento serviu para a defesa do PL 1904/2024, conhecido como PL da Gravidez Infantil, que visa equiparar o aborto de um feto viável ao crime de homicídio, gerando revolta em movimentos de mulheres e na sociedade em geral.

O Ministério da Saúde foi convidado para o debate, mas não compareceu, alegando incompatibilidades na agenda da ministra Nísia Trindade. A sessão contou com a participação exclusiva de movimentos contrários ao aborto. A abertura da sessão incluiu uma desempenho com gritos e choros de bebês, e o senador Girão trouxe réplicas de fetos para o plenário, sendo impedido pela TV Senado de mostrar imagens apelativas sobre o aborto.

O presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, defendeu a resolução 2.378/2024, suspensa pelo STF, usando termos como "banalização da vida" e "crueldade" sem citar fontes confiáveis. Médicos que discordam do CFM, reunidos no movimento "Muda CFM", criticaram a atual gestão por adotar posições sem base científica e ideológicas.

Lenise Garcia, representante de um grupo antiaborto, naturalizou a gravidez na adolescência, afirmando que meninas estão prontas para serem mães ao se tornarem férteis, contrariando dados da Febrasgo que indicam altos riscos de complicações em gestações precoces. Em contraste, o movimento "Muda CFM" defende que a interrupção da gravidez deve ser tratada como uma política de saúde pública, com acolhimento adequado às vítimas.

Com informações do Brasil de Fato

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians