420 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A primeira pesquisa Quaest sobre a eleição de 2024 no Rio de Janeiro, divulgada nesta terça-feira (18), mostra uma ampla vantagem para o atual prefeito Eduardo Paes (PSD), faltando menos de quatro meses para o pleito. Eduardo Paes, pré-candidato à reeleição e aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera com 51% das intenções de voto estimuladas, quando é apresentada uma lista de nomes aos entrevistados, o dobro da soma de todos os seus adversários.
O prefeito é seguido pelos deputados federais Alexandre Ramagem (PL), apoiado por Jair Bolsonaro (PL), com 11%, e Tarcísio Motta (PSOL), que obtém 8%. Ambos estão empatados dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Tarcísio também está tecnicamente empatado com o deputado estadual Rodrigo Amorim (União), que registra 4%.
Marcelo Queiroz, pré-candidato do PP, tem 2% das intenções de voto. Os votos em branco, nulo e eleitores que não pretendem comparecer às urnas somam 20%, enquanto os indecisos representam 4%. Embora o percentual de indecisos no cenário estimulado seja baixo, esse número é significativo na pesquisa espontânea, onde os entrevistados fazem sua escolha sem ter uma lista de candidatos à disposição. Nesse cenário, 81% se declaram indecisos para a eleição do Rio, enquanto Paes lidera com 12%, Ramagem tem 3%, e os demais pré-candidatos somam 2%.
A pesquisa Quaest entrevistou presencialmente 1.145 eleitores cariocas entre quinta-feira e domingo. O levantamento foi encomendado pela Rádio Tupi, do Rio de Janeiro.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.