Barroso alerta para "abismo de ódio" se as plataformas digitais não forem reguladas

Portal Plantão Brasil
24/6/2024 11:19

Barroso alerta para "abismo de ódio" se as plataformas digitais não forem reguladas

0 0 0 0

236 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), reforçou a necessidade de regulação das redes sociais neste domingo (23), durante evento na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Ele afirmou que sem essa medida, o "mundo vai desabar em um abismo de ódio".

Para Barroso, a sociedade se "tribalizou" por conta das plataformas digitais, onde as pessoas "vivem em seu viés de confirmação, sempre lendo as mesmas coisas e se radicalizando".

Barroso destacou que “precisamos regular as plataformas digitais neste mundo tribalizado, onde as pessoas vivem no seu viés de confirmação, sempre lendo as mesmas coisas e se radicalizando. Em um mundo em que a imprensa sofreu uma crise no seu modelo de negócios, perdemos esse espaço importante de criação de fatos comuns sobre os quais as pessoas formam suas próprias opiniões".

O ministro afirmou que “o modelo de negócio das plataformas é o ódio, a desinformação, o sensacionalismo, a agressividade e a ofensa", que geram mais engajamento do que discursos moderados. "Há um certo incentivo perverso a disseminar o que não é bom porque o que é bom traz menos receita. Por isso é necessário regular", defendeu.

Ele ainda mencionou que, com as plataformas digitais, surgiram "tribos" com narrativas próprias, que já não compartilham os mesmos fatos. "Isso é muito grave", afirmou. "Precisamos fazer com que mentir volte a ser errado de novo".

O evento, "Brasil Forum UK", voltado ao debate sobre plataformas digitais, foi organizado por estudantes brasileiros e contou com a presença de Barroso no sábado (22) e no domingo (23).

Atualmente, a Câmara dos Deputados discute o Projeto de Lei 2630, conhecido como "PL das Fake News", que visa regular as plataformas digitais para conter a desinformação. No entanto, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), interrompeu o avanço do PL ao criar um novo grupo de trabalho para reiniciar a discussão do projeto.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians