Gilmar Mendes defende alternativas ao acordo Mercosul-UE para o Brasil prosperar

Portal Plantão Brasil
8/7/2024 09:58

Gilmar Mendes defende alternativas ao acordo Mercosul-UE para o Brasil prosperar

0 0 0 0

469 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que a falta de um acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul não é crucial para o Brasil. Segundo ele, o país tem capacidade de compensar essa ausência firmando acordos com outras nações e blocos econômicos, podendo se tornar a quinta maior economia do mundo. “Somos a nona economia do mundo e, se tivermos sorte e juízo, muito provavelmente estaremos entre as sete, seis, cinco economias. Podemos e temos as condições para estarmos entre as nações líderes do mundo”, disse o ministro ao Jornal Económico (JE) e à coluna “Gente de Cá e de Lá”, da Folha de S. Paulo.

“Apostou-se muito no acordo Mercosul-UE, que, aparentemente, conta com resistência até mesmo da França por razões muito provavelmente comerciais. Mas outros acordos se abrem, o mundo depende muito de alimentos e nós temos essa capacidade”, declarou Mendes.

O entendimento político sobre o acordo comercial entre a UE e o Mercosul foi alcançado em 2019, mas não foi ratificado devido a questões ambientais levantadas pela Europa, especialmente pela França. Esforços para concretizar o acordo no último semestre do ano passado, durante a presidência rotativa do Brasil no Mercosul, não tiveram sucesso.

O ministro ressaltou o potencial da economia brasileira, destacando que o país “tem as melhores condições para a energia limpa; 80% ou mais da nossa energia vem da água. Temos um potencial enorme para hidrogênio verde, energia solar e energia eólica. Nosso parque industrial é respeitável, temos um grande mercado consumidor, e nossa riqueza mineral é significativa”.

Mendes também destacou que, com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Brasil voltou a ter relevância internacional. “Lula é um cidadão do mundo, ele conversa com as diferentes forças e é reconhecido como um líder democrático. O Brasil volta a ser um importante player internacional”, afirmou.

Ao ser questionado sobre os conflitos institucionais durante o governo Jair Bolsonaro (PL), o ministro observou que “nunca o tribunal tinha sido tão desafiado. Sempre houve críticas, mas nunca tivemos a ideia de um governo que contestasse o Judiciário e parecesse ter um projeto de supressão a partir de um discurso popularizado”.

Gilmar Mendes exemplificou esses embates relembrando a atuação do STF durante a pandemia de Covid-19. “Diante do negacionismo do governo, o tribunal fortaleceu estados e municípios para que aplicassem as recomendações da OMS de isolamento social e medidas de prevenção. Isso deu ao governo federal o discurso de que ele não tinha uma política pública de saúde porque nós a invalidávamos. A polarização persiste, mas isso não deve ser confundido com posições de centro-direita, que são legítimas e normais.”

Com informações do Brasil 247



Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians