Acusações contra Bolsonaro podem ser unificadas numa única denúncia, diz PGR

Portal Plantão Brasil
10/7/2024 15:55

Acusações contra Bolsonaro podem ser unificadas numa única denúncia, diz PGR

0 0 0 0

432 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) está considerando juntar todos os indiciamentos feitos pela Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e apresentar uma denúncia única ao Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro já foi indiciado por fraudes no cartão de vacinação, ainda em fase de diligências, e recentemente pelo caso da venda de joias no exterior.

O relatório da PF sobre a participação de Bolsonaro em uma tentativa de golpe de Estado, especialmente o ocorrido em 8 de janeiro de 2023, ainda está pendente, com previsão de ser finalizado antes do início da campanha eleitoral em 16 de agosto. A unificação dos casos está sendo cogitada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, com o objetivo de fortalecer as provas e adiar a acusação para um momento pós-eleições.

Auxiliares de Gonet o descrevem como cauteloso, não descartando a possibilidade de solicitar novas diligências na investigação das joias, assim como fez no caso do cartão de vacinação. Recentemente, a PF detectou um equívoco nas cifras envolvidas e solicitou uma correção no relatório ao Supremo.

Interlocutores de Gonet afirmam que ele não vai deixar o erro passar despercebido e pode requerer uma explicação mais detalhada da PF. Essa abordagem pode coincidir com o "timing" da eventual denúncia, prevista para depois das eleições municipais de outubro, evitando que seus atos formais sejam usados na campanha ou interpretados como perseguição.

Nos bastidores, Bolsonaro tem dito a interlocutores que "não tinha o que fazer com aquilo [as joias]" e, por isso, mandou "passar para frente". Ele vinha negando conhecimento e participação no esquema, mas decidiu mudar de postura após as provas tornadas públicas pela corporação.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians