848 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou nesta segunda-feira (15) o suposto atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos e pré-candidato à Casa Branca, Donald Trump, ocorrido em um comício na Pensilvânia no último sábado (13). Lula, que já havia se manifestado em uma rede social, disse que ações como essa “empobrecem a democracia”.
“Eu não sei se isso vai fortalecer alguém. Isso empobrece a democracia. Ao invés de a gente ficar analisando se alguém ganha ou perde com isso, o que temos que ter certeza é que a democracia perde”, disse o presidente. "Os valores do diálogo, os valores do argumento, de sentar em uma mesa de forma diplomática e buscar soluções para os problemas, vão pelo ralo”, destacou Lula.
Lula enfatizou a necessidade de condenar o ataque, destacando que a violência não deve ser um meio de resolver divergências políticas. “Se tudo vai se resolver na base da bordoada, da violência, do murro, da luta, do tiro, da faca, para onde vai a democracia? E como eu sou defensor da democracia, acho que temos que condenar”, ressaltou. “Não podemos ter dúvidas de condenar qualquer manifestação antidemocrática que aconteça em qualquer lugar do mundo, seja pela direita, seja pela esquerda”, disse Lula.
No sábado, poucas horas após o atentado nos Estados Unidos, Lula utilizou uma rede social para expressar seu repúdio à ação. “O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável”, postou Lula na rede social X, antigo Twitter.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.