Renata Varandas, jornalista da Record está sob investigação por vazar entrevista de Lula ao mercado financeiro

Portal Plantão Brasil
17/7/2024 09:18

Renata Varandas, jornalista da Record está sob investigação por vazar entrevista de Lula ao mercado financeiro

0 0 0 0

885 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A jornalista Renata Varandas, que entrevistou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Record TV nesta terça-feira (16), está no centro de uma polêmica por sua ligação com uma consultoria que presta serviços a investidores. A consultoria teria antecipado ao mercado financeiro trechos descontextualizados da entrevista de Lula.

Informações sobre a fala de Lula, onde ele afirmou "ainda precisar ser convencido sobre a necessidade de cortes de gastos", já circulavam entre especuladores financeiros na manhã de terça-feira, antes da Record TV começar a divulgar a entrevista à tarde e exibi-la integralmente à noite.

De acordo com a agência Bloomberg, um documento da Capital Advice, que oferece “informação e análise política para investidores”, continha trechos da entrevista de Lula sobre a meta fiscal, gerando especulações e supostamente influenciando momentaneamente a cotação do dólar.

Uma nota da corretora BCG, atribuída à Capital Advice e divulgada antes da entrevista ser veiculada, dizia: "Em entrevista à Record TV, que será veiculada hoje ao longo do dia, o presidente Lula disse que é preciso convencê-lo de que será mesmo preciso cortar entre R$ 15 bi e R$ 20 bi no relatório de 22 de julho. Disse ainda que se precisar modificar a meta, ele não se opõe".

Renata Varandas, que conduziu a entrevista com Lula, é sócia da Capital Advice e suspeita-se que ela tenha antecipado essas informações ao mercado financeiro. A Record TV afirmou em nota que desconhecia a ligação da jornalista com o mercado financeiro e que vai "apurar os fatos" para tomar "medidas cabíveis". Renata Varandas não se pronunciou até a publicação desta matéria.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que os trechos da fala de Lula antecipados ao mercado estavam descontextualizados. Segundo ele, Lula referia-se à margem de tolerância do arcabouço fiscal, com 0,25 ponto percentual do PIB para cima ou para baixo, ao dizer que "você não é obrigado a estabelecer uma meta e cumpri-la se você tiver coisas mais importantes para fazer".

Logo após, o Ministério da Fazenda divulgou um trecho da fala de Lula à Record TV em que o presidente se compromete com o cumprimento do arcabouço fiscal: “Vamos fazer o que for necessário para cumprir o arcabouço fiscal. Eu dizia na campanha que íamos criar um país com estabilidade política, jurídica, fiscal, econômica e social. Essa responsabilidade, esse compromisso – posso dizer para você como se tivesse dizendo para um filho meu, para a minha mulher – responsabilidade fiscal eu não aprendi na faculdade, eu trago do berço", disse Lula.

Com informações da Fórum


Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians