Gravações ilegais na cela de Youssef podem anular 90% das delações da Lava Jato

Portal Plantão Brasil
18/7/2024 08:49

Gravações ilegais na cela de Youssef podem anular 90% das delações da Lava Jato

0 0 0 0

517 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A defesa de Alberto Youssef, cuja delação premiada foi fundamental para a operação Lava Jato, obteve acesso a mais de 210 horas de gravações feitas ilegalmente na cela do doleiro. As escutas ocorreram em 2014, por 10 dias consecutivos, na carceragem da Polícia Federal.

O juiz Guilherme Roman Borges, atuando como substituto na 13ª Vara Federal de Curitiba, permitiu o acesso às gravações. Essas evidências estão sendo periciadas pelos advogados de Youssef, que visam provar a ilegalidade das escutas e, possivelmente, anular a delação do doleiro.

Isso pode significar um grande golpe para a Lava Jato. A defesa argumenta que, se a delação de Youssef for considerada nula por ter sido baseada em provas ilícitas, cerca de 90% das delações resultantes da operação podem ser anuladas. Essa teoria é conhecida como "frutos da árvore envenenada".

Entre as descobertas da defesa, há 26 arquivos que foram deletados antes de serem recolhidos pela Justiça. Suspeita-se que os próprios delegados da PF, ligados a Sergio Moro na época, apagaram os áudios. Alguns arquivos foram recuperados e estão sendo analisados para melhorar sua qualidade.

A defesa de Youssef planeja não apenas anular a delação, mas também processar Sergio Moro, que negou o acesso aos áudios por três vezes quando era o juiz responsável pela operação. O caso pode ser levado ao Supremo Tribunal Federal e ao Conselho Nacional de Justiça.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians