PF enfrenta dificuldades para obter dados sobre vacinas falsificadas de Bolsonaro nos EUA

Portal Plantão Brasil
18/7/2024 16:50

PF enfrenta dificuldades para obter dados sobre vacinas falsificadas de Bolsonaro nos EUA

0 0 0 0

415 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Polícia Federal informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não obteve informações das autoridades dos Estados Unidos sobre o uso de dados falsos de vacinação contra a Covid pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados. Bolsonaro, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e mais 15 pessoas foram indiciadas pela PF por um esquema de falsificação de cartões de vacina. A defesa de Bolsonaro classificou a investigação como "enviesada".

Os investigadores alegam que o grupo inseriu informações falsas no sistema do Ministério da Saúde para beneficiar o ex-presidente, seus familiares e auxiliares. A Procuradoria-Geral da República pediu que a PF aprofundasse as investigações e reunisse dados sobre o uso dos certificados falsos nos EUA.

Em resposta, a PF enviou um pedido de Cooperação Jurídica Internacional ao Departamento de Justiça dos EUA, solicitando informações sobre a legalidade do ingresso dos investigados naquele país, especialmente sobre a utilização de certificados de vacinação contra a Covid-19.

O Departamento Americano forneceu registros de passagem de fronteira dos investigados, incluindo Jair Bolsonaro, Mauro Cid e sua esposa Gabriela, e os assessores Max Moura, Sergio Cordeiro e Marcelo Câmara. No entanto, esses registros não indicam se os investigados apresentaram comprovantes de vacinação ou se alegaram isenção.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito sobre fraudes em cartões de vacina, enviou o relatório da PF à PGR, que agora deve decidir se arquiva o caso ou oferece uma acusação formal.

A defesa de Bolsonaro afirmou que o ex-presidente "jamais mandou confeccionar qualquer atestado contendo informações falsas" e criticou a investigação como politicamente motivada.

Com informações do G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians