1521 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como Banco do Brics, Dilma Rousseff, fez críticas ao crescente protecionismo no comércio internacional e à política de financiamento internacional que impõe restrições aos países em desenvolvimento.
Ela criticou o uso dominante do dólar no comércio internacional. “Há uma dicotomia, que é o fato de o dólar ser uma moeda doméstica, nacional, e cumprir um papel de reserva internacional”, afirmou Dilma durante a abertura do “States of the Future”, evento paralelo do G20. As declarações foram citadas pelo Valor Econômico.
“Essas contradições aumentaram o descasamento de redução de riscos praticadas pelos Estados Unidos e pela Europa, produzindo um protecionismo nunca antes visto para as nações desenvolvidas”, destacou Rousseff.
Dilma ressaltou que o aumento da dívida externa está restringindo o espaço fiscal dos países e dificultando o acesso a financiamentos: “Não só é crescente o volume da dívida externa, o que reduz o espaço fiscal dos países, como vem se tornando ainda mais difícil, ou impossível para alguns países, conseguir financiamento acessível devido às restrições ou à falta de liquidez no mercado internacional”.
Ela defendeu a necessidade de uma mudança na estrutura econômica do Brasil e do Sul Global: “O Brasil não pode se manter como mero exportador de commodities e mero consumidor dos benefícios da 4ª Revolução Industrial”. Dilma também criticou o “pensamento único” que opõe Estado e mercado, argumentando que as economias desenvolvidas têm adotado políticas para promover sua industrialização:
“O denominado pensamento único, que construiu uma falsa oposição entre Estado e mercado e impôs ao Sul Global o preconceito contra a atuação do Estado, vem sendo questionado pela própria atuação das economias desenvolvidas, que têm adotado políticas para fazer desenvolver sua própria industrialização”.
Com informações do Valor Econômico
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.