417 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O atleta Caio Bonfim fez história nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 ao conquistar a medalha de prata na marcha atlética de 20 km nesta quinta-feira (1º). Ele se tornou o primeiro brasileiro a subir ao pódio nessa modalidade, um feito que celebrou emocionado durante as entrevistas.
“Não estamos brincando de rebolar nessa prova. Somos uma potência, somos medalhistas olímpicos. Fui muito xingado desde o primeiro dia em que marchei com meu pai. Escolhi ser xingado e não tenho problema com isso. Difícil não foi a prova de hoje, mas vencer o preconceito”, desabafou Bonfim.
Ele destacou as dificuldades enfrentadas ao longo da carreira devido ao preconceito. “Na câmera de chamada, cinco atletas são convocados, quatro europeus em uma prova europeia, e então vêem dois sul-americanos liderando? Sou brasileiro, não desisto, é na raça, e consegui manter a técnica para levar a medalha para casa.”
Bonfim refletiu sobre sua trajetória olímpica: “São quatro Olimpíadas. Terminei em uma cadeira de rodas em 2012, fiquei em 4º no meu país (Rio-2016), com minha família, em 13º em Tóquio-2020 e, aqui, me tornei medalhista olímpico. Esse momento é eterno. É preciso muita coragem para viver de marcha atlética”, completou.
Sua conquista representa não apenas um triunfo esportivo, mas também uma vitória contra o preconceito e as adversidades que enfrentou ao longo de sua carreira. Bonfim inspira futuros atletas a perseverarem, independentemente das dificuldades.
Assista:
A SUA EMOÇÃO É NOSSA! CAIO, VOCÊ É MEDALHISTA OLÍMPICOOOOOOOOOO ??????????????????
— ge (@geglobo) August 1, 2024
CAIO BONFIM DO BRASILLLLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!! ????????????????????????????????#OlimpíadasNoGe #Paris2024 #JogosOlímpicos pic.twitter.com/uUeuYeRgCX
tô emocionado com a entrevista que o caio bonfim deu depois de ganhar a medalha de prata pro brasil ?? ele merece tanto pic.twitter.com/0W8BDPpm7f
— thomaz (@thisdracarys) August 1, 2024