858 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra nesta segunda-feira (5) com o presidente do Chile, Gabriel Boric, no Palácio de La Moneda, em Santiago. A reunião tem como foco principal a relação comercial entre os dois países e a cooperação em áreas como transição energética, inovação, saúde e cultura. Ambos os líderes também participarão do encerramento de um fórum empresarial promovido pelo Itamaraty.
Embora a crise na Venezuela não esteja no centro das discussões, Lula e Boric têm posições divergentes sobre o tema. O presidente chileno manifestou dúvidas sobre a legitimidade das eleições na Venezuela, resultando na expulsão de diplomatas chilenos por Nicolás Maduro. Por outro lado, o Brasil tem adotado uma postura mais moderada, buscando mediar uma solução em conjunto com a Colômbia e o México.
Os presidentes deverão discutir a situação venezuelana em um encontro privado ao longo do dia. A viagem de Lula ao Chile, inicialmente prevista para maio, foi adiada devido às enchentes no Rio Grande do Sul. De acordo com o Itamaraty, o Brasil é o maior investidor latino-americano no Chile, com um intercâmbio comercial que alcançou US$ 12,3 bilhões em 2023.
Essa visita reflete o empenho de ambos os países em fortalecer laços e explorar novas oportunidades de cooperação, consolidando uma parceria estratégica na região.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.