1314 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Nascida e criada em um assentamento do MST, Valdileia Martins, finalista do salto em altura nas Olimpíadas de Paris, emocionou o Brasil e o mundo ao ter sua história revelada. Desde a infância, mesmo enfrentando dificuldades, Valdileia recebeu apoio e condições para se desenvolver como atleta.
Valdileia chegou à final do salto em altura, mas teve que abandonar a última etapa no Stade de France devido a uma lesão. Segundo o Globo, ela se classificou para a final ao superar a marca de 1,92m, igualando o recorde brasileiro de 1989, de Orlane Maria dos Santos. Apesar da lesão, Valdileia foi homenageada pelo MST e por diversas lideranças sociais que celebraram sua conquista.
Valdileia é filha de assentados na comunidade Pontal do Tigre, no Paraná. Foi lá que começou seus primeiros saltos, usando equipamentos improvisados como vara de pescar e sacos de milho, criados por seu pai, Seu Israel. Durante sua infância, estudou no Colégio Estadual do Campo do Centrão, onde o MST oferece educação prioritária.
Na adolescência, Valdileia morou na Escola Milton Santos de Agroecologia, centro de formação do MST em Maringá, onde teve acesso a estrutura adequada para treinar atletismo. Com mais de 20 anos de dedicação, ela se tornou uma das finalistas na competição mundial mais importante para sua categoria.
O MST destacou que Valdileia teve que superar a dor pela perda de seu pai e maior incentivador, Seu Israel, falecido no último dia 29. Sua trajetória reflete a luta de muitos brasileiros por terra, respeito e oportunidades, e sua vitória é celebrada por todos que se identificam com sua história.

A nota do MST ressalta que a vitória de Valdileia é um símbolo de resistência e conquista para as mulheres, pessoas negras e toda a classe trabalhadora. Para eles, sua trajetória é um verdadeiro ouro.
“A trajetória de Valdileia é espelho da luta de tantas brasileiras e brasileiros camponeses, por terra para viver, por respeito, por oportunidades e por vida digna. Por isso, a vitória é celebrada por nós, pelas mulheres, pelas pessoas negras, e por toda a classe trabalhadora que se vê representada nesta história tão valiosa. É tão valiosa, que para nós, é ouro”,
Com informações do Brasil de Fato
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.