925 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Lula e seu homólogo chileno, Gabriel Boric, participaram nesta terça-feira (6) do lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional (CEN) em Santiago, Chile. O evento marca o fortalecimento da cooperação entre os dois países em atividades espaciais com fins pacíficos.
Durante a cerimônia, os presidentes firmaram acordos para desenvolver programas e projetos conjuntos, baseados em princípios de igualdade e benefício mútuo. Brasil e Chile irão identificar áreas de interesse comum para avançar nas suas políticas espaciais nacionais.
Em seu discurso, Lula criticou "bilionários que preferem colonizar Marte a cuidar da Terra", referindo-se a Elon Musk, dono da SpaceX. O presidente defendeu a criação de políticas públicas para o desenvolvimento espacial, enfatizando a importância de investimentos na Terra.
A iniciativa reforça a parceria estratégica entre Brasil e Chile, com foco em inovação e desenvolvimento tecnológico, promovendo avanços científicos e econômicos para ambos os países.
?? Durante a cerimônia, o presidente do Brasil e o presidente do Chile firmam cooperações em atividades espaciais para fins pacíficos, e programas de interesse em comum, com base nos princípios da igualdade e benefício mútuo.
— Governo do Brasil (@govbr) August 6, 2024
?? DIGITAL/PR pic.twitter.com/awx3cHfD1W