825 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em meio à dor e ao luto pela queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP) na sexta-feira (9), criminosos estão aproveitando a tragédia para aplicar golpes nas redes sociais. Utilizando os nomes e fotos das vítimas, esses golpistas têm criado perfis falsos para disseminar fraudes, incluindo pedidos de doações e promoção de jogos de azar.
Nos últimos dias, perfis falsos surgiram rapidamente, especialmente no Instagram, com o nome de vítimas como a advogada Laiana Vasatta, que perdeu a vida no acidente. Em um desses perfis, os criminosos promovem um jogo de azar conhecido como "jogo do tigrinho" e solicitam que os seguidores sigam um perfil recém-criado no TikTok.
Além disso, os golpistas têm usado imagens de familiares enlutados, criando contas falsas em nome dessas pessoas para solicitar doações supostamente destinadas a custear o reconhecimento dos corpos e os custos de translado, velório e enterro das vítimas.
As autoridades alertam o público para estar atento a esses golpes e recomendam que as doações sejam feitas apenas por canais oficiais e confiáveis. A tragédia é explorada de maneira oportunista por criminosos, agravando ainda mais o sofrimento das famílias envolvidas.
Com informações do UOL
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.