459 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Senado já considera como certa a indicação de Gabriel Galípolo para assumir a presidência do Banco Central (BC). Atualmente diretor de Política Monetária, Galípolo é apontado como o principal nome para substituir Roberto Campos Neto, cujo mandato termina no final do ano. O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Vanderlan Cardoso (PSD-GO), afirmou: “Não vai ter surpresa de última hora em relação ao nome dele. Acho que é o Gabriel mesmo.”
Cardoso adiantou que a sabatina e a votação da indicação serão realizadas sem atrasos. A CAE é responsável por conduzir a sabatina e aprovar a indicação, que depois precisa ser confirmada pelo plenário do Senado. Enquanto o mercado financeiro espera a indicação para agosto, alguns senadores preferem que a decisão ocorra em setembro, após a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
No dia 8 de agosto, uma declaração de Galípolo no Congresso Brasileiro das Cooperativas de Crédito, em Belo Horizonte, teve impacto positivo no mercado. Ele afirmou que aumentará os juros se necessário para manter a meta de inflação, o que foi bem recebido, contribuindo para a alta da Bolsa e a queda do dólar e dos juros futuros.
Galípolo é visto como parte do grupo de diretores do BC que considera o balanço de riscos para a inflação assimétrico, com mais fatores apontando para uma alta dos preços. Ele destacou que existem mais itens de risco para alta da inflação do que para baixa.
O presidente da CAE acredita que a aprovação de Galípolo não encontrará resistência. “Ele já foi sabatinado e teve apoio da maioria dos senadores na indicação para a diretoria. O pessoal gosta muito dele lá”, afirmou Cardoso, ressaltando que Galípolo manteve boas relações com os diretores anteriores.
O Palácio do Planalto está acompanhando o processo e deseja que a sabatina seja ágil para evitar especulações e análises mais críticas da oposição. Além de Galípolo, outros nomes como Candido Bracher e Marcelo Kayath foram considerados, mas a expectativa é que Galípolo seja a escolha final.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.