USP honra vítimas do regime militar e concede diploma a estudantes mortos na ditadura

Portal Plantão Brasil
13/8/2024 17:44

USP honra vítimas do regime militar e concede diploma a estudantes mortos na ditadura

0 0 0 0

1073 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) vai realizar uma cerimônia especial para conceder diplomas a 15 estudantes mortos durante a ditadura militar. O evento, marcado para 26 de agosto no Auditório Nicolau Sevcenko, faz parte do projeto “Diplomação da Resistência”, que busca reparar injustiças, preservar a memória e reafirmar os direitos humanos no Brasil.

O diretor da FFLCH, Paulo Martins, destacou a importância da iniciativa ao afirmar que a USP não se cala diante das injustiças e da falta de democracia. Ele expressou satisfação em poder entregar simbolicamente a graduação aos familiares dos alunos desaparecidos durante o regime militar.

A cerimônia é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), Pró-Reitoria de Graduação (PRG), o gabinete da vereadora e ex-aluna Luna Zarattini, e o coletivo de estudantes Vermelhecer. No total, a iniciativa homenageia 31 estudantes da USP. Em dezembro do ano passado, Alexandre Vannucchi Leme e Ronaldo Queiroz, ambos do Instituto de Geociências, foram os primeiros a receber essa honraria.

Entre os estudantes homenageados estão Antonio Benetazzo, militante da Ação Libertadora Nacional (ALN) torturado até a morte em 1972, Carlos Eduardo Pires Fleury, também da ALN, morto em 1971, e Helenira Resende de Souza Nazareth, que morreu na Guerrilha do Araguaia em 1972. Jane Vanini, morta durante a ditadura de Pinochet, e Maria Regina Marcondes Pinto, desaparecida na Argentina, também serão lembradas.

Outros nomes incluem Fernando Borges de Paula Ferreira, líder estudantil morto em 1969, e Sérgio Roberto Corrêa, da ALN, morto em uma explosão no mesmo ano. A cerimônia simboliza a luta e o sacrifício desses jovens pela democracia e liberdade no Brasil.

Os 15 alunos homenageados são:


-Antonio Benetazzo, Filosofia
-Carlos Eduardo Pires Fleury, Filosofia
-Catarina Helena Abi-Eçab, Filosofia
-Fernando Borges de Paula Ferreira, Ciências Sociais
-Francisco José de Oliveira, Ciências Sociais
-Helenira Resende de Souza Nazareth, Letras
-Ísis Dias de Oliveira, Ciências Sociais
-Jane Vanini, Ciências Sociais
-João Antônio Santos Abi-Eçab, Filosofia
-Luiz Eduardo da Rocha Merlino, História
-Maria Regina Marcondes Pinto, Ciências Sociais
-Ruy Carlos Vieira Berbert, Letras
-Sérgio Roberto Corrêa, Ciências Sociais
-Suely Yumiko Kanayama, Letras
-Tito de Alencar Lima, Ciências Sociais

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians