Prefeito bolsonarista de Bagé é alvo de nova operação da PF por esquema milionário de rachadinha

Portal Plantão Brasil
13/8/2024 18:11

Prefeito bolsonarista de Bagé é alvo de nova operação da PF por esquema milionário de rachadinha

0 0 0 0

725 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Na manhã desta terça-feira (13), o prefeito bolsonarista de Bagé, Divaldo Lara (PL), foi novamente alvo de uma operação policial da Polícia Federal (PF). A ação, chamada Operação Coactum III, mobilizou 72 agentes e cumpriu 34 mandados de busca e apreensão em Bagé, Porto Alegre e Florianópolis.

Além de Divaldo Lara, a operação também mirou sua esposa, Priscila Lara, e os vereadores Rodrigo Halfen Ferraz, presidente da Câmara de Vereadores de Bagé, e Michelon Garcia Apoitia, todos do PL.

A Operação Coactum III investiga um esquema de rachadinha e caixa 2 em Bagé, com indícios de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro, entre outros crimes contra a administração pública. A ação é um desdobramento da operação realizada em maio, que prendeu Amarilio Augusto Sturza Dutra e Manuela Jacques Souza, acusados de recolher parte dos salários dos servidores públicos.

Durante a nova operação, os agentes apreenderam uma escopeta, uma pistola, munição e equipamentos de uma academia na residência de Divaldo Lara. Os mandados judiciais também determinaram o sequestro de bens relacionados ao esquema.

Segundo a PF, desde 2017, servidores comissionados em Bagé eram obrigados a repassar parte de seus salários para a organização criminosa, que usava os valores para financiar campanhas eleitorais sem declarar à Justiça Eleitoral. A investigação aponta que mais de R$ 10 milhões foram desviados dos cofres públicos.

Divaldo Lara é apontado como líder do esquema, selecionando os contratados e recebendo os valores arrecadados. Sua esposa, Priscila Lara, é acusada de auxiliar na lavagem dos recursos através de transações bancárias. O presidente da Câmara, Rodrigo Halfen Ferraz, também é suspeito de se beneficiar do esquema, enquanto Michelon Garcia Apoitia teria começado a cobrar contribuições de seus apadrinhados políticos.

Em uma operação anterior, em maio, foram encontrados na casa do prefeito medicamentos introduzidos ilegalmente no país e seringas desviadas da prefeitura, incluindo substâncias usadas para reposição de testosterona e ganho de massa muscular.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians