903 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Influenciada pela recente morte de Delfim Netto, que trouxe à tona memórias da ditadura militar, a Folha de S. Paulo parece ter abraçado a famosa frase do ministro Jarbas Passarinho, dita durante a promulgação do nefasto AI-5: "Às favas, senhor presidente, neste momento, todos os escrúpulos de consciência."
Foi exatamente isso que a Folha fez ao publicar uma manchete repleta de insinuações graves contra o ministro Alexandre de Moraes: "Moraes usou TSE fora do rito para investigar bolsonaristas no Supremo, revelam mensagens". A expressão "fora do rito", estrategicamente colocada no título, foi o estopim para que as hordas bolsonaristas saíssem de seus esconderijos, buscando a salvação para Jair Bolsonaro e seus aliados, todos envolvidos em inúmeros crimes e na tentativa de golpe de 8 de janeiro.
Em uma parceria com o jornalista Glenn Greenwald, a Folha criou um sensacionalismo vazio, insinuando que Alexandre de Moraes, enquanto presidia o TSE, teria conduzido investigações de maneira irregular. O que a reportagem convenientemente omite é que Moraes, como ministro do STF e presidente do TSE, atuava com pleno conhecimento e coordenação entre suas funções, e todas as ações foram realizadas com a devida ciência da Procuradoria Geral da República.
Com essa narrativa distorcida, os bolsonaristas rapidamente se mobilizaram no X (antigo Twitter), sendo recebidos de braços abertos por Elon Musk, que também mostrou seu apoio aos golpistas, afirmando que "não está certo" violar as leis brasileiras para atender a "demandas de censura".
A Folha não parou por aí e deu palco para Flávio Bolsonaro, que, em discurso no Senado, tentou transformar as legítimas ações de Moraes em um ataque à democracia, acusando-o de "arapongagem" e "perseguição política". A retórica de Flávio, no entanto, só ecoa as mentiras e a desesperada tentativa de desviar a atenção dos inúmeros crimes cometidos por ele, sua família e seus aliados.
Neste 13 de agosto, a Folha escancarou sua face golpista, adotando uma postura semelhante à dos tempos sombrios do AI-5, abandonando de vez qualquer resquício de escrúpulo.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.