527 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A pesquisa mais recente do Datafolha revela que 30% dos eleitores de São Paulo se identificam como petistas, enquanto 17% se dizem bolsonaristas. Esses números refletem a força contínua do Partido dos Trabalhadores (PT) no estado, mesmo com a parcela da população que se declara de direita superando a de esquerda, com 27% contra 18%.
Os dados indicam estabilidade em relação a levantamentos anteriores. Em julho, 29% dos paulistanos se identificavam com o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 17% alinhavam-se com os ideais do ex-presidente Jair Bolsonaro. Essa estabilidade sugere um cenário político polarizado, mas com uma leve vantagem para os apoiadores de Lula.
A pesquisa também mostra que 7% dos eleitores não se identificam nem com o petismo nem com o bolsonarismo, enquanto 24% se posicionam como neutros. Apenas 1% dos entrevistados não soube responder, destacando uma clareza geral no posicionamento político dos eleitores.
Quando considerados juntos, os eleitores que se identificam com o PT ou ideias próximas somam 44%, enquanto o grupo de bolsonaristas e simpatizantes de Bolsonaro atinge 25%. Vale lembrar que, no segundo turno das eleições de 2022, Lula venceu Bolsonaro em São Paulo, com 53,54% dos votos válidos, contra 46,46% de Bolsonaro.
A análise do posicionamento ideológico dos eleitores em uma escala de 1 (mais à esquerda) a 7 (mais à direita) revelou que 31% dos paulistanos se consideram de esquerda ou centro-esquerda, enquanto 38% se posicionam como de direita ou centro-direita. Além disso, 25% dos eleitores se veem como centristas, e 7% não souberam como se classificar.
A pesquisa do Datafolha foi realizada presencialmente com 1.092 eleitores em São Paulo nos dias 6 e 7 de agosto de 2024, encomendada pela Folha de S.Paulo, e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-03279/2024, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.