MPF cobra retomada de investigações contra Bolsonaro e Milton Ribeiro no caso do MEC

Portal Plantão Brasil
22/8/2024 10:14

MPF cobra retomada de investigações contra Bolsonaro e Milton Ribeiro no caso do MEC

0 0 0 0

734 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça a retomada urgente de uma investigação que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro. A investigação, conhecida como "Bolsolão do MEC", investiga um esquema de corrupção no Ministério da Educação durante o governo Bolsonaro.

Esse esquema, revelado em 2022, aponta para uma possível interferência de Bolsonaro no Ministério, beneficiando pastores aliados no repasse de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O escândalo resultou na demissão de Milton Ribeiro, que chegou a ser preso pela Polícia Federal (PF).

Apesar da gravidade das acusações, a investigação ficou parada por dois anos. Agora, a Procuradoria da República do Distrito Federal emitiu um parecer pedindo celeridade na retomada do caso, conforme relatado pela Globo.

De acordo com o MPF, "Considerando que não ocorreram novos andamentos investigativos no presente caso, tendo em vista que os autos ficaram aguardando a decisão do STF quanto à competência para atuar no feito, verifica-se a necessidade de se prosseguir com celeridade à apuração."

Uma gravação telefônica entre Milton Ribeiro e sua filha indica que o ex-ministro priorizava o repasse de recursos do MEC para pastores a pedido de Bolsonaro. O ex-presidente também é suspeito de tentar interferir nas investigações contra o ex-ministro por meio da PF.

A investigação, inicialmente conduzida pela Justiça Federal do Distrito Federal, foi transferida para o Supremo Tribunal Federal (STF) em julho de 2022, devido ao foro privilegiado de Bolsonaro. Em setembro do mesmo ano, a ministra Cármen Lúcia autorizou a continuidade das investigações contra Bolsonaro e devolveu o inquérito à Justiça do Distrito Federal. No entanto, o ex-procurador-geral da República, Augusto Aras, recorreu, pedindo o arquivamento das acusações contra Bolsonaro, o que prolongou a apuração. Com o fim do foro privilegiado de Bolsonaro após sua derrota nas eleições, cabe agora a um novo juiz decidir sobre o pedido da PGR.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians