464 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou, nesta quinta-feira (22), a Medalha do Exército Brasileiro à judoca Beatriz Souza, campeã olímpica e medalhista de bronze na disputa por equipes nos Jogos de Paris 2024. Além dela, o judoca Guilherme Schmidt e a jogadora de vôlei Natália Araújo também foram homenageados. Os atletas fazem parte do programa de alto rendimento do Exército e possuem a patente de terceiro-sargento.
A cerimônia aconteceu no quartel-general do Exército, em Brasília, em comemoração ao Dia do Soldado, e contou com a presença de diversas autoridades, incluindo ministros do governo federal e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. A Medalha do Exército Brasileiro, criada em 2016, é concedida a civis, militares e instituições que se destacam por serviços relevantes ao Exército.
Durante o evento, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, destacou em seu discurso o trabalho essencial realizado pelos militares, mencionando ações como o combate às queimadas no Pantanal e o apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Ele ressaltou o compromisso da instituição com suas funções constitucionais, afirmando: "Esses são os soldados que o País precisa: cidadãos comprometidos com as leis e defensores da nossa Constituição."
Assista ao vídeo:
Beatriz Souza e Guilherme Schimidt, do judô, e Natália Pereira, do vôlei, foram medalhistas olímpicos nas Olimpíadas de Paris 2024 e integram o Exército. Hoje eles recebem das mãos do presidente Lula a medalha de condecoração do #DiaDoSoldado.?? Digital/PR pic.twitter.com/xEidNMTMTA
— SecomVc (@secomvc) August 22, 2024